08/10/2014

Castelo Ra-Tim-Bum: 20 anos!

Por Jaq Latine


"Bum Bum Bum... Castelo Ra Tim Bum...”.
"Bum Bum Bum... Castelo Ra Tim Bum...”.

Se você leu "cantando" esta primeira frase e lembra de frases, como estas:

“Plift, ploft, still, a porta se abriu!”
“Porque sim não é resposta”
“To chegando, to chegando, cheguei”
“Morcego, ratazana, baratinha e companhia, está na hora da... feitiçaria!".
“Lava uma, Lava outra (mão), Lava uma... A doença vai embora junto com a sujeira
Verme, Bactéria, mando embora embaixo da torneira.”
“Lá vem o Tíbio e o Perônio.”

Parabéns! Você teve uma infância feliz!
E como estamos próximos do dia das crianças, nada melhor do que relembrar um programa que marcou a infância de muitas crianças, hoje adultos, que ainda tem vivo na memória as lembranças de personagens, histórias e músicas de um dos melhores programas educacionais da TV brasileira.

Castelo Ra-Tim-Bum foi um programa infanto-juvenil que estreou na TV Cultura em maio de 1994 e exibido até 1997 (com reprises no passar dos anos), criado por Cao Hamburger e Flávio de Souza e que agora, em 2014, completa 20 anos de existência.
Um programa “encantadoramente” diferente; um castelo no meio de uma cidade, que tem como habitantes uma família de feiticeiros: um menino de 300 anos, seu tio cientista e sua tia-avó de 6000 anos, além de outros habitantes nada “comuns”: uma cobra rosa, que fala e mora dentro de uma árvore, que fica dentro – e no meio - do Castelo; um gato que adora ler e toma conta da biblioteca, onde tem um livro com poemas; um monstro roxo e seu parceiro que vivem nos encanamentos e curtem trava-linguas; um par de botas que falam rimando; duas fadinhas que moram no lustre da sala; passarinhos cantores que mostram instrumentos musicais, entre outros, que recebem a visita de três crianças curiosas, que descobrem o castelo por acaso, além de outros visitantes como um entregador de pizza dançarino, uma repórter charmosa, um alienígena atrapalhado, uma personagem do folclore brasileiro e um corretor imobiliário que deseja comprar o Castelo para demolir e construir um prédio de 100 andares no local. A “magia” já começava a acontecer na abertura do programa: partes do Castelo surgindo do nada, num verdadeiro “passe de mágica”! Inesquecível.

O destaque do Castelo Ra-Tim-Bum era que, com suas histórias diárias, passava diversas mensagens educativas, ensinando com diversão. Era um programa que prendia a atenção das crianças; muito colorido, muitas músicas, histórias simples, sem ser cansativo. 
E eu poderia ficar aqui escrevendo, sem parar, sobre Castelo Ra-Tim-Bum, pois acompanhei do primeiro ao ultimo episódio, sem perder um, aprendi muito com cada episódio, lembro-me de praticamente todos, mas é algo que emociona tanto, que fica difícil expressar o quão mágico, o que especial foi este programa, em palavras.

Encontrei uma entrevista feita há 2anos, em homenagem aos 18 anos do Castelo, com os diretores e alguns atores que trabalharam na produção. Uma entrevista ótima, onde são relatadas muitas curiosidades sobre os bastidores do programa. Vale a pena assistir:



E em comemoração aos 20 anos, o MIS (Museu da Imagem e do Som) trouxe este ano a Exposição“Castelo Ra-Tim-Bum”, onde o visitante pode “entrar” dentro do Castelo, ver os cenários, os figurinos dos personagens e os bonecos da série. Um presente para a geração que cresceu assistindo e aprendendo com este programa. Começou em julho e teve sua data prolongada até o dia 16 de novembro, devido a enorme quantidade de público. 
Se você ainda não foi, corra, ainda tem um mês para não perder essa oportunidade de se sentir dentro do Castelo Ra-Tim-Bum! 


Fotos da Exposição feitas por Daniel Ferreira
Fotos da Exposição feitas por Daniel Ferreira


No canal “Castelo Ra-tim-bum”, você encontra vários vídeos, como alguns episódios do programa. Vale - e muito - dar uma "fuçada" por lá e rever episódios que, com certeza, também foram importantes e marcaram a sua infância! 




Jaq Latine é Desenhista Projetista. Tem formação técnica em Design de Interiores e Edificações. Estuda Astronomia Amadora. Fascinada por ciências no geral, filosofia, desenhos, música e animais. E é também estudante da Oficina Teatral do grupo A Ordem do Caos desde 2013. Escreve as quartas-feiras para o blog AODC Notícias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...