25/11/2014

Cartonagem: Arte a partir do papel e do papelão

Rúbia Domingues

Cartonagem é uma técnica que permite a confecção de diversos objetos, variando dos utilitários até os decorativos. Tem como base a utilização de papéis de tipos e gramaturas diferentes (Papel Cartão, Papel Paraná, Holler, etc) e de cola. A forração pode ser feita tanto em papel, quanto em tecido. Hoje, já é possível comprar papéis decorados específicos para produção deste tipo de trabalho que possibilitam que nem seja necessário chegar à etapa de forração (dependendo do objeto que você fizer, claro).

Há quem diga que sua origem é francesa. Talvez, enquanto artesanato, seja mesmo desta origem. No entanto, o termo Cartonagem (segundo o site Fascínio Egito) se refere à fibra ou papiro aglutinados que, quando molhados, eram usados pelas funerárias para envolver corpos já mumificados criando uma superfície uniforme que permitia pintura e decoração com mais facilidade. A verdade é que se tratando da Cartonagem Artesanal não há uma real origem.


Conheci esta técnica ainda criança, desenvolvendo caixas.  Mas não tinha idéia de que a técnica que eu usava se tratava de Cartonagem. Tudo o que eu dizia era que fazia caixas decoradas. Não sabia muito sobre o trabalho que eu executava e nem onde poderia chegar. Só recentemente, graças á internet, descobri que era isso que eu fazia e entendi o potencial que o meu trabalho poderia alcançar. Se antes eu me limitava a fazer caixas decoradas, agora era possível confeccionar outros produtos, como: caixas com vários formatos, embalagens, álbuns, cadernos, porta-retratos, convites, bolsas, carteiras, caixas organizadoras, entre outras coisas. 

Alguns produtos usando a técnica da Cartonagem em sua confecção:

Bolsas e Carteiras


Maletas Multiuso e Caixas de vários formatos






Imagens:
http://vilamulher.com.br/artesanato/galeria-de-ideias/decoracao-com-cartonagem-inspirese-17-1-7886462-165.html
http://artepatitorres.blogspot.com.br/2011/04/eu-voltei.html
http://clarissateares.blogspot.com.br/2012/03/carteira-pequena-em-cartonagem-novas.html
http://apaixonarte.blogspot.com.br/2011/04/maleta-multi-uso-cartonagem.html
http://atelieluciafalco.blogspot.com.br/2011/12/caixa-coracao-almofadada-cartonagem.htm
http://www.elo7.com.br/caixa-estrela/dp/37E6D9
 
Fontes:
http://blogdatiami.blogspot.com.br/2009/02/apresentando-e-conhecendo.html
http://www.vevartesanato.com/crbst_4.html
https://arteamiga.wordpress.com/category/cartonagem/
http://www.cartonagemfernandez.com.br/cartonagem-artesanal.php
http://www.fascinioegito.sh06.com/cartonagem.htm
http://www.fascinioegito.sh06.com/mumiacartona.htm
http://www.segredosdoegito.com.br/mobile/fragmentos-de-cartonagem/
http://cartonamor.blogspot.com.br/2014/07/o-que-e-cartonagem.html
http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/como-fazer-bolsa-em-cartonagem


Rúbia Domingues é estudante de gastronomia e integrante do grupo A Ordem do Caos. Gosta de Artes Plásticas, Artesanato e Cinema. Escreve eventualmente para o BlogAbrasileirando e quinzenalmente para AODC Notícias.

Um comentário:

  1. Sou fã do seu trabalho, a Rubia sempre me ajudou, prestativa decorávamos andares, fazíamos murais, decorações de festas infantis, chá de bebê e de cozinha!!! Fez letras com papel paraná "LOVE" que ficou incrível, super recomendo os trabalhos desta talentosa amiga querida Rúbia. Estou orgulhosa por ter feito parte da sua história!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...