16/11/2013

Eu me desenvolvo e evoluo com o meu filho! Eu me desenvolvo e evoluo com o meu pai!

Por Carol Zanola

Ai o Rap! Como nos faz pensar em tantas questões esquecidas, como nos ensina.

O estilo não está preso em uma casa de show, nem só a um Cd, ele é livre, voa e passa a sua mensagem. Mostra muito além do que os nossos ouvidos podem ouvir e os nossos olhos podem enxergar. Revela uma cultura discriminada por grande parte da população: a cultura negra, a narração de histórias, ou seja, a voz da minoria.

O termo cultura pode ser designado como um conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de uma dada civilização ou povo, podendo se referir à literatura, cinema, arte, dança, etc. Acaba sendo muito importante para a compreensão de diversos valores morais e éticos. Afim de guiar o comportamento social, dando a forma de adaptação do Homem às condições de existência, o modo de agir, costumes e instruções de como se adaptar aos demais ambientes, é um processo que vive em constante evolução do desenvolvimento de um grupo social.

Na periferia se produz cultura com diversos significados e mídias. Mostrando em letras garrafais que “O BRASIL NÃO É UM PAÍS DE TODOS”. Que não é fácil com as condições sociais e econômicas permitir o acesso a chamada "cultura culta e erudita", mas com essas dificuldades e necessidades acabam por estimular a criatividade e a emergência da cultura e arte popular. E que maravilha ouvir, ler, e ver as cores da nossa gente. Acabar experimentando de uma cultura tão diferente daquela que vemos estampadas em outdoors, propagandas e jornais. É uma experiência para ser vivenciada. 

Trecho da música “Subirusdoistiozin” - Criolo

“Leva no sarau e salva essa alma ai…”



Carol Zanola é assistente de arte. Tem formação superior em Produção Multimídia. Apaixonou-se logo cedo pelo cheirinho de jornais e revistas e nunca dispensa um belo café. Estudante da Oficina de Teatro 2013, do grupo A Ordem do Caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...