19/11/2013

Fast Food x Junk Food




Por Ananda Dias



Qual a diferença entre fast food e junk food? Será que todo fast é um junk? Ou devemos tomar cuidado para não confundir? Quando se trata do ramo de alimentação alguns termos são dados e hoje eu vou falar um pouco sobre o Fast Food e o Junk Food.





O termo Fast food, que em português significa “comida rápida” é um termo utilizado para nos referimos a alimentos que são preparados e servidos em um curto espaço de tempo, onde por sua maioria é procurado por pessoas que querem se alimentar de uma forma rápida. É um serviço que visa a rapidez, padronização e possui formas mecanizadas de se trabalhar. Nos anos 40 os drive-in eram famosos e foi aí que as “lanchonetes fast food” surgiram; como uma forma de evolução dos drive-in, e foram os irmão McDonald que apostaram nessa ideia e fizeram da cozinha uma grande “linha de produção”, assim tendo seu patrimônio multiplicado rapidamente.  Hoje esse método é mundialmente conhecido e já virou um estilo de vida para muitos, algo que vem sendo criticado já que a maioria das produções industrializadas consiste de sanduíches, pizzas e salgados, ou seja, alimentos considerados “não saudáveis”. Atualmente estão entre as redes de fast foods mais conhecidas do Brasil Subway, McDonald’s, Bob’s, Giraffas,  Habib’s , Burger King entre outros.  




Já a Junk Food, que em português significa “comida lixo” é um termo utilizado para nos referimos as comidas que são consideradas calóricas, alimentos esses onde não encontramos muitos nutrientes, proteínas, vitaminas, justamente ao contrário, encontramos altos níveis de gordura, açúcar, sal e etc. Acredita-se que esse termo foi criado pelo cientista e defensor nutricional Michael Jacobson que era diretor do Center for Science in the Public Interest em Washington. Hoje os Junk Food se tornar muito comuns devido a facilidade de serem encontrados em supermercados e lojas, não são necessários muitos preparos, podem ser ou não congelados, são armazenados por um longo espaço de tempo e são relativamente baratos, além de serem considerados “comida não saudável”. Alguns médicos atribuem casos de diabetes, obesidade, hipertensão entre outros, a este estilo de alimentação.


Será que todo fast é um junk? É natural que devido a correria do dia-a-dia as pessoas tendem a se alimentarem com mais rapidez, mas isso não significa que não possa ser de uma forma saudável. E existem hoje em dia várias lanchonetes e restaurantes especializadas em fast food saudável, portanto as pessoas podem sim ter mais opções e conciliarem alimentação rápida com qualidade. 

Imagens
http://www.cadim.com.br/adm/uploads/noticias/a0888fontegoogle112.jpg
http://www.deltadentaliablog.com/wp-content/uploads/2013/06/junk-food.jpghttp://www.senhorsabor.com.br/wp-content/uploads/2012/11/Foto_111-Caesar-Salad-menor.jpg

Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve sobre culinária para o AODC Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...