16/11/2016

Meninos em fúria e o som que mudou a música para sempre

Por Eduardo Silva



Conhecemos os anos 1980 como a década dourada do rock brasileiro, na qual surgiram algumas das bandas mais importantes e influentes de todos os tempos: Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Titãs e Ira!. Estes são apenas alguns exemplos, praticamente todas elas estão nas rádios até hoje.

Com texto incrível de Marcelo Rubens Paiva, o livro Meninos em Fúria é um registro do início desse movimento na visão de um jovem punk e negro da periferia de São Paulo.

A obra é focada no movimento punk e conta a história de uma das grandes bandas do período e seu líder, Clemente Tadeu Nascimento, que é vocalista e guitarrista da Plebe Rude desde 2004 e que hoje está à frente da banda Inocentes. Ele também apresenta o programa Showlivre e divide com Gastão Moreira o canal Kazagastão no Youtube.

Com o livro, é possível entender o quanto Clemente e sua banda foram importantes para a época, tratando da transformação dos punks sob uma espécie de autocrítica e expondo alguns motivos que não permitiram o Inocentes ser tão famoso e vender tantos discos quanto as outras, mesmo que tenha sido uma das melhores e se diferenciado com letras de protesto e refrões grudentos. A obra ainda conta detalhes dos bastidores e como tudo acontecia: brigas, encontros, festivais, mais brigas, trocas de integrantes, bebedeiras e mais brigas. Tudo isso antes do rock alternativo ser considerado mainstream e conquistar rádios, programas de TV e encher casas de shows.

Paralelo a isso, Marcelo conta os bastidores de sua vida, histórias sobre como foi escrever seu clássico Feliz Ano Velho, como foi virar um autor famoso e as dificuldades e prazeres daqueles anos. O livro é ao mesmo tempo uma biografia, um romance e um registro histórico. Com toda certeza merece ser lido.

Livro: Meninos em fúria e o som que mudou a música para sempre
Autores: Marcelo Rubens Paiva e Clemente Tadeu Nascimento
Editora: Alfaguara 
Ano: 2016

Baixista, de Diadema e formado em educação física, Eduardo Silva foi membro do grupo A Ordem do Caos entre 2012 e 2014. É autor do texto "Escrevendo Eu" e agora busca por algo que o permita continuar sendo pobre. Segue lá no face: Eduardo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...